Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a equidade no sistema educativo português, a DGEEC desenvolveu um indicador de equidade através da análise dos resultados escolares dos alunos.
O presente relatório apresenta os resultados dos indicadores da conclusão no tempo esperado e da equidade,
relativos à edição de 2025 do portal InfoEscolas.
relativos à edição de 2025 do portal InfoEscolas.
A análise centra-se nas coortes de alunos que terminaram os respetivos ciclos ou níveis de ensino nos anos letivos
entre 2017/18 e 2022/23.
entre 2017/18 e 2022/23.
Principais resultados:
• No ano letivo de 2022/23, com exceção do 2.º ciclo do ensino básico (CEB), todos os ciclos/níveis de ensino
registaram um decréscimo na percentagem de alunos que concluíram no tempo esperado (Figura 1);
registaram um decréscimo na percentagem de alunos que concluíram no tempo esperado (Figura 1);
• O decréscimo do último ano letivo verificou-se também nos alunos abrangidos pelo Programa de Ação
Escolar (ASE), sendo mais acentuado no ensino básico do 3.º ciclo e nos cursos científicos-humanísticos do
ensino secundário (Figura 2);
Escolar (ASE), sendo mais acentuado no ensino básico do 3.º ciclo e nos cursos científicos-humanísticos do
ensino secundário (Figura 2);
• As taxas de conclusão no tempo esperado continuam a ser superiores para as raparigas, sendo
particularmente mais elevadas no 3.º ciclo do ensino básico e nos cursos do ensino secundário (Figura 3)
particularmente mais elevadas no 3.º ciclo do ensino básico e nos cursos do ensino secundário (Figura 3)