Hoje: Maio 8, 2025
Maio 7, 2025
minutos leitura

Provas dos Eco-Cozinheiros 2025

Provas dos Eco-Cozinheiros 2025

No âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável (ASS), integrado no Programa Eco-Escolas da ABAAE – Associação Bandeira Azul da Europa, regressaram as Provas dos Eco-Cozinheiros. A iniciativa alia cidadania e saúde numa abordagem prática e envolvente.

O projeto ASS visa sensibilizar crianças, jovens, professores e famílias para a importância de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, promovendo a mudança de comportamentos no quotidiano. A atividade dos Eco-Cozinheiros destaca-se por desafiar os alunos a conceber e confecionar refeições exequíveis em cantinas escolares, que respeitem princípios nutricionais, ambientais e económicos.

A Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), parceira da iniciativa, reconhece nesta atividade um contributo valioso para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que valoriza competências como o pensamento crítico, a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas, a criatividade e a responsabilidade. Simultaneamente, a iniciativa concretiza a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, em particular nos Domínios da Educação Ambiental e da Saúde, reforçando a centralidade da escola na promoção de práticas sustentáveis e conscientes.

As provas finais nacionais do Escalão A (10-12 anos) e do Escalão B (13-15 anos) decorreram na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha, no dia 30 de abril e contaram com a presença das equipas já selecionadas em provas regionais, tendo sido obtida a seguinte classificação:

Escalão A

  • 1.º lugar – Escola EB2,3 de Mundão
  • 2.º lugar – Escola EB1 de Barrancos
  • 3.º lugar – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental
  • Menção Honrosa – Escola EB 2,3 João de Meira

Escalão B

  • 1.º lugar – Escola EB 2,3 Visconde de Chanceleiros, Alenquer
  • 2.º lugar – Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda       
  • 3.º lugar – Escola EB 2,3 Caldas de Vizela, Vizela        
  • Menção Honrosa – Escola EB 2,3 /Sec. Santo António, Barreiro
  • Menção Honrosa – Escola EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior
  • Menção Honrosa – Escola Secundária José Estêvão, Aveiro

O elevado nível técnico e o profissionalismo demonstrado pelos participantes tornaram difícil a tarefa do júri, que destacou o empenho, a sensibilidade estética e a qualidade das apresentações, verdadeiros reflexos da formação integral promovida pelas escolas.

A todos os participantes, alunos e docentes, fica uma palavra de reconhecimento pelo exemplo de cidadania ativa e consciente que demonstraram. Esta iniciativa é mais uma prova do papel transformador da educação, ao serviço de um futuro mais saudável, justo e sustentável para todos.

Aceda a mais informações

Peso: 
0

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimas de

Programa educativo “Esperança e Jacinto”

7 Maio. Programa educativo “Esperança e Jacinto” A Fundação Galp, em parceria com a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG), a Agência para a Energia (ADENE) e Agência

Democracia, para que te quero?

7 Maio. Democracia, para que te quero? A democracia é um conceito fundamental que tem acompanhado as sociedades ao longo de mais de 25 séculos, renovando-se para enfrentar os desafios de cada
Ir paraTopo