Mulher: Virar a página, desconstruindo mitos e estereótipos, no caminho da igualdade

A Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação convida as escolas à reflexão em torno do “Dia Internacional da Mulher”, proclamado pela ONU em 1975, através do debate, da reflexão e da participação na resposta ao que mudou e ao que poderia ter mudado, nestes 50 anos, em Portugal?
Que direitos foram conquistados, o que há ainda para fazer?
Que mitos e estereótipos foram desconstruído? Quais necessitam ainda de novas narrativas?
Este desafio, alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, enquadrado no domínio da Igualdade de Género, visa contribuir para assegurar que crianças e jovens adquiram os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que promovam a igualdade de direitos e a não discriminação das mulheres, das raparigas e das meninas. Procura-se eliminar todas as formas de violência contra estas, nas esferas pública e privada, incluindo o tráfico, a exploração sexual e outras para promover a igualdade de género em todos os planos educativo, político, económico, social e cultural, contribuindo, assim, para a eliminação de estereótipos.
O resultado do trabalho e das reflexões pode ser partilhado ao longo do mês de março no padlet “Mulher: virar a página, desconstruindo mitos e estereótipos, no caminho da igualdade!”.
A partilha de uma situação vivida por meninas, raparigas e mulheres que importa, ou importou, mudar, para o virar da página, será feita, preferencialmente, por turma, podendo cada turma publicar mais do que um trabalho!
Contamos com a comunidade educativa na promoção da igualdade de direitos e oportunidades independente do género!
Apelamos a debates livres, a boas reflexões, a novas narrativas livres de estereótipos e inclusivas!
Contamos convosco!