Hoje: Maio 8, 2025
Maio 7, 2025
minutos leitura

Democracia, para que te quero?

Democracia, para que te quero?

A democracia é um conceito fundamental que tem acompanhado as sociedades ao longo de mais de 25 séculos, renovando-se para enfrentar os desafios de cada época. Mas, afinal, o que significa ser cidadão numa democracia? Que responsabilidades e direitos implica? Como se projeta para o futuro?

Para promover a reflexão e o debate crítico entre os jovens, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral da Educação, numa parceria com a TSF, lança a 4.ª edição do “Democracia, para que te quero?”. Este é um espaço privilegiado para os alunos do Ensino Secundário debaterem temas essenciais para a compreensão da democracia e da cidadania ativa.

O projeto estrutura-se em oito debates radiofónicos, cada um com 40 minutos na rádio ONAIR e cerca de duas horas de duração nas escolas, ficando disponível em TSF.pt, o vídeo do debate. Todas a gravações estarão, também, disponíveis no site da DGE na página da Cidadania, permitindo o acesso contínuo aos conteúdos e reforçando a sua importância no contexto educativo.

Numa sociedade em constante mudança, é primordial que as escolas desempenhem um papel ativo na formação de cidadãos informados, responsáveis e participativos.

Cada sessão é preparada em conjunto com as escolas, permitindo um debate estruturado que percorre a história da democracia, desde a Grécia Antiga até ao século XXI, cruzando domínios fundamentais como Direitos Humanos, Instituições e Participação Democrática, Media e Aprendizagens Essenciais de História e Filosofia.

Ao longo desta 4.ª edição, o programa chega a oito escolas secundárias de norte a sul de Portugal Continental, que acolhem este debate no seu espaço educativo: AE Emídio Garcia – Bragança; ES Henrique Medina – Esposende; ES Gonçalves Zarco – Matosinhos; ES Emidio Navarro – Viseu; AE do Fundão – Fundão; ES Mouzinho da Silveira – Portalegre; AE Vendas Novas – Vendas Novas; AE João de Deus – Faro.

Durante os debates, os alunos serão desafiados a refletir sobre questões essenciais para compreender a construção e o funcionamento das sociedades democráticas: os Direitos Políticos e Civis, o Estado de Direito, o papel das Eleições, o Controle das Instituições e os Direitos Coletivos. Haverá ainda espaço para refletir sobre a Democracia em Portugal e o seu percurso, desde uma ideia que nasceu para alguns e que hoje é de todos, até se tornar numa responsabilidade partilhada – uma ideia de e para todos nós.

Esta iniciativa reforça o compromisso das escolas na formação de cidadãos conscientes, preparando os alunos para enfrentar os desafios da sociedade democrática.

Consulte as edições anteriores.

Peso: 
0

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimas de

Programa educativo “Esperança e Jacinto”

7 Maio. Programa educativo “Esperança e Jacinto” A Fundação Galp, em parceria com a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG), a Agência para a Energia (ADENE) e Agência

Provas dos Eco-Cozinheiros 2025

7 Maio. Provas dos Eco-Cozinheiros 2025 No âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável (ASS), integrado no Programa Eco-Escolas da ABAAE – Associação Bandeira Azul da Europa, regressaram as Provas dos Eco-Cozinheiros.
Ir paraTopo