Hoje: Abril 18, 2025
Janeiro 23, 2025
1 min de leitura

Português Língua Não Materna (PLNM) – Novos documentos de orientação e de posicionamento

Português Língua Não Materna (PLNM) – Novos documentos de orientação e de posicionamento

No quadro das medidas de política educativa promotoras da integração e inclusão de alunos migrantes, foram produzidos novos documentos orientadores e de posicionamento, os quais se encontram disponíveis na página da DGE dedicada ao Português Língua Não Materna

O acervo documental, que compreende orientações para o Nível Zero e modelos de testes de posicionamento, pode ser consultado e descarregado no separador «Guia Nível Zero e Testes de Posicionamento».

O guia Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes: Orientações para o Nível Zero constitui um instrumento de apoio que oferece orientações práticas às escolas para a operacionalização das medidas a proporcionar a alunos migrantes com conhecimentos muito reduzidos de português.

São igualmente disponibilizados dois modelos de Testes de Posicionamento, a saber: 

– Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; 

– Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) – 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Os Testes disponibilizados constituem um modelo para a construção de instrumentos de posicionamento por parte das escolas, indicando o que deve ser avaliado e como.

Peso: 
-4

Últimas de

Prémio Floresta é Sustentabilidade

17 Abr. Prémio Floresta é Sustentabilidade “O Valor da Floresta em 3 minutos“ As candidaturas para a 5.ª edição do Prémio Floresta é Sustentabilidade encontram-se abertas até ao dia 30 de novembro
Ir paraTopo